Tarifaço de Trump Deteriora Imagem dos EUA e Aumenta Rejeição Entre Brasileiros, Apontam Pesquisas

A imposição de tarifas às exportações brasileiras para os Estados Unidos, determinada pelo presidente Donald Trump, tem piorado a imagem do país norte-americano no Brasil e no mundo. Pesquisa Genial/Quaest revela que 72% dos brasileiros consideram errado condicionar as tarifas a processos judiciais contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, e 79% acreditam que a medida afetará diretamente suas vidas. Além disso, 63% discordam da justificativa de que a relação comercial entre os dois países seria injusta.

Especialistas apontam que a política externa de Trump tem aumentado a rejeição aos EUA globalmente. Segundo o cientista político Guilherme Casarões, o governo norte-americano deixou de diferenciar aliados históricos de outros países, o que ampliou a desaprovação em nações como Canadá e países europeus. Dados do Pew Research Center mostram que 14 de 25 países pesquisados reduziram sua percepção favorável sobre os EUA no último ano.

No Brasil, a visão positiva sobre os Estados Unidos caiu de 58% para 44% entre março de 2024 e abril de 2025, de acordo com a Quaest. Já a desaprovação de Donald Trump subiu de 52% para 63,2% em seis meses, segundo a Atlas/Bloomberg. O tarifaço também fortaleceu o discurso nacionalista do governo Lula, que conseguiu recuperar parte de sua popularidade com o episódio.

Deixe um comentário

Notícias Relacionadas

Redes Sociais

Categorias

Precisa de ajuda?