Tradicional corrida do Fogo realizada pelo Bombeiros em Salvador 

Energias de mais uma edição da tradicional Corrida do Fogo, realizada pelo Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), tomou conta da Orla de Patamares em Salvador, na manhã deste domingo (7). O evento que já faz parte do calendário institucional e de corridas de rua da Bahia, teve mais de 3 mil corredores entre militares e amadores, marcou o encerramento das homenagens a Santa Bárbara, padroeira da corporação e celebrou o espírito de união da corporação. 

Pouco antes da largada, o saxofone tocado pelo Tenente BM Ricardo Cruz, deixou os participantes encantados. Durante o trajeto, populares acompanharam e saudaram os corredores, que avançaram em compasso firme, reforçando a simbologia do fogo como elemento de coragem, proteção e vida. Com percurso de 5 e 10km, o evento representa a presença contínua e o compromisso dos bombeiros com a missão de salvar vidas e servir à sociedade baiana. 

O comandante-geral do CBMBA, coronel BM Aloisio Fernandes destacou a importância da tradição. “A Corrida do Fogo lembra o valor da união, da fé e da dedicação dos bombeiros. É muito mais do que um ato simbólico dentro das nossas tradições, representa o compromisso da instituição com a promoção da saúde, da disciplina e do bem-estar através do esporte. Quando nossos militares correm lado a lado com a comunidade, mostramos que a prática esportiva é um caminho para fortalecer o corpo, prevenir doenças e preparar cada bombeiro para os desafios do serviço”, afirmou. 

“Foi uma corrida maravilhosa. É sempre bom ter esses eventos que fomentam a prática de atividade física, o reencontro com os amigos e a união. Foi maravilhoso”, disse a aluna-oficial BM, Samara Souza, depois de ter conquistado o quarto lugar no pódio na categoria bombeira militar. 

Mesmo achando que não tinha treinado suficiente, Wilson Ferreira Costa correu 5km e conquistar o segundo lugar no pódio na categoria PCDC. “Essa corrida maravilhosa, nota 10. Esse pódio foi muito importante pra mi, pois eu comecei a treinar faz pouco tempo, e participar de uma corrida desse porte a e subir ao pódio em segundo lugar foi a melhor coisa que aconteceu. E estar ao lado da minha esposa, me incentivando é maravilhoso. Com fé em Deus vou participar de mais”, destacou. “Acompanhei ele e estava na torcida. Estamos saindo daqui vitoriosos”, completou a esposa Ana Cláudia Ribeiro de Souza. 

Exposição de equipamentos e viaturas, além de espaço kids também fizeram parte da programação. A Corrida do Fogo segue como um dos símbolos de renovação de laços e memórias em cada nova edição. 

O público que participou da Corrida do Fogo também pôde aproveitar uma programação especial preparada pelo CBMBA, com foco na integração das famílias e na aproximação da comunidade com o trabalho dos bombeiros. Após a premiação, a banda do CBMBA, Baianidade 193 tocou e fez um show à parte, não apenas para os corredores, mas também para quem passava pela orla de Patamares.

Deixe um comentário

Notícias Relacionadas

Redes Sociais

Categorias

Precisa de ajuda?