UFBA sedia último seminário do PDI Bahia 2050, que debate o futuro do desenvolvimento do estado (DAI).

O Governo da Bahia, por meio da Secretaria do Planejamento (Seplan), realiza nesta quinta-feira (27), no auditório do PAF I da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Ondina, o último Seminário Macroterritorial do Plano de Desenvolvimento Integrado – PDI Bahia 2050, encerrando o ciclo participativo que está consolidando as diretrizes de longo prazo para o desenvolvimento do estado.

A programação reunirá representantes dos Territórios Metropolitano de Salvador e Litoral Norte e Agreste Baiano, que irão debater os objetivos estratégicos priorizados na consulta pública realizada entre setembro e outubro. O encontro marca a etapa final de integração das contribuições territoriais, que irão orientar as estratégias e metas do PDI.

No Território Metropolitano de Salvador, foram priorizados objetivos voltados à conservação ambiental e enfrentamento das mudanças climáticas, ao fortalecimento das micro e pequenas empresas, à economia da cultura e do turismo, à educação básica integral e ao desenvolvimento econômico integrado. As escolhas refletem os desafios e potencialidades da região, que reúne densidade populacional, forte dinamismo cultural e a pauta ambiental.

Já no Território Litoral Norte e Agreste Baiano, as contribuições destacaram a produção agrícola sustentável e a agroecologia, a conservação ambiental, o fortalecimento das micro e pequenas empresas e do cooperativismo, além de demandas por ampliação da saúde regionalizada e segurança hídrica. As prioridades reforçam o papel da agricultura familiar, da proteção dos recursos naturais e da ampliação dos serviços essenciais para impulsionar o desenvolvimento regional.

O PDI Bahia 2050 é o instrumento de planejamento estratégico de longo prazo do Governo da Bahia. Ele definirá a visão de futuro e as diretrizes que orientarão o estado pelos próximos 25 anos, em alinhamento com a Estratégia Brasil 2050, que resgata a importância do planejamento nacional integrado, sustentável e orientado por evidências.

A política territorial da Bahia, estruturada nos 27 Territórios de Identidade, representa a base do sistema estadual de planejamento e fortalece o protagonismo social e municipal na formulação das prioridades regionais. Os Seminários Macroterritoriais consolidam esse processo ao integrar as contribuições dos territórios e promover um diálogo ampliado com universidades, sociedade civil e governo.

De acordo com o secretário do Planejamento, Cláudio Peixoto, a Bahia vive um novo ciclo de planejamento baseado na escuta qualificada, na cooperação institucional e na construção coletiva de diretrizes estratégicas. O superintendente de Planejamento Estratégico da Seplan, Ranieri Barreto, reforça que os Seminários Macroterritoriais são fundamentais para transformar o olhar dos territórios em estratégias de Estado.

O que: Seminário Macroterritorial do PDI Bahia 2050

Quando: Quinta-feira (27), a partir das 8h30

Onde: Universidade Federal da Bahia (UFBA) — PAF I — Auditório I, Avenida Milton Santos, s/n, Ondina

Deixe um comentário

Notícias Relacionadas

Redes Sociais

Categorias

Precisa de ajuda?