O vereador Randerson Leal (Podemos), autor do Projeto de Lei nº 156/2024, que deu origem à Lei Municipal nº 9.841/2025, que criou a Faixa Azul em Salvador, esteve nesta quarta (16), em Brasília, em audiência com o secretário nacional de Trânsito, Adrualdo Lima. O encontro foi para tratar da expansão das faixas exclusivas para motociclistas na capital baiana.
“A Faixa Azul já provou sua eficácia em termos de segurança e fluidez no trânsito. Nosso objetivo é garantir que mais regiões da cidade sejam beneficiadas com essa solução”, destacou Randerson.
Durante o encontro, o vereador entregou um ofício formal solicitando informações sobre o andamento da autorização e implantação de novas moto-faixas em outras vias da cidade, além de cobrar transparência quanto ao cronograma de execução e medidas de acompanhamento.
A primeira Faixa Azul de Salvador foi implantada na Av. Bonocô e já mostra resultados positivos. Segundo dados da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), as mortes de condutores de motocicleta na cidade caíram 37% no primeiro semestre de 2025, em comparação com o mesmo período de 2024.
A implantação e ampliação da Faixa Azul é uma das bandeiras do mandato de Randerson Leal, que defende a medida como fundamental para a organização do trânsito urbano, proteção dos motociclistas e redução de acidentes. O secretário Adrualdo Lima se comprometeu em analisar a demanda com atenção, destacando que a equipe técnica da Senatran irá avaliar os dados e números apresentados para viabilizar a liberação de novas faixas exclusivas