O presidente da China, Xi Jinping, sugeriu ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que Brasil e China recusem o convite feito pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para integrar o recém-criado Conselho da Paz. A proposta foi feita durante uma conversa telefônica entre os dois líderes, na madrugada desta sexta-feira (23).
Segundo a agência estatal chinesa Xinhua, Xi afirmou que o cenário internacional é “turbulento e instável” e defendeu que China e Brasil “escolham o lado certo da história”, reforçando o papel da Organização das Nações Unidas (ONU) e a defesa da equidade e da justiça internacionais. O dirigente chinês demonstrou preocupação de que a iniciativa americana possa esvaziar a atuação do organismo multilateral.
Em resposta, Lula disse que o Brasil está disposto a atuar junto com a China para fortalecer a ONU e aprofundar as relações bilaterais, inclusive ampliando a aproximação do país asiático com a América do Sul. O presidente brasileiro segue consultando aliados antes de decidir se aceitará ou não o convite de Trump para o conselho, criado inicialmente com o objetivo de planejar a reconstrução da Faixa de Gaza.
Foto: Ricardo Stuckert/PR

