A tradicional Copa 2 de Julho de Futebol Sub-15 tem início na próxima quinta-feira (2), reunindo 48 equipes na fase nacional da competição, considerada a maior do país na categoria. O torneio segue até o dia 15 de julho e contará com times de diversos municípios baianos, além de grandes clubes do futebol brasileiro e duas equipes internacionais.
Entre os participantes, 40 são da Bahia, incluindo Esporte Clube Bahia e Esporte Clube Vitória. A competição também contará com a presença de Sociedade Esportiva Palmeiras, Santos Futebol Clube e Goiás Esporte Clube, além da Seleção Scout, da Bolívia, e do Puebla, do México.
Uma das novidades da 16ª edição é a ampliação do formato classificatório. Antes da fase nacional, foram realizadas dez etapas zonais em Salvador, Feira de Santana e na Região Metropolitana, além de 16 etapas regionais pelo interior do estado, garantindo vaga aos campeões de cada disputa.
Na fase inicial, os 48 times foram divididos em oito grupos com seis equipes cada. Todos se enfrentam dentro de suas chaves, totalizando cinco partidas por equipe. Os melhores avançam para as oitavas de final, dando início ao mata-mata, que segue com quartas, semifinais e final.
A rodada de abertura acontece entre os dias 2 e 3 de julho, com jogos distribuídos entre o Centro de Treinamento do Bahia, em Dias d’Ávila, o CT do Vitória, em Salvador, o CT do Fluminense de Feira, em Feira de Santana, além dos campos da Vila Canária e do Wet.
Promovida pelo Governo da Bahia, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia, a Copa 2 de Julho tem entrada gratuita para o público.

