A Bahia já faz seu movimento estratégico rumo ao próximo grande espetáculo: a Copa do Mundo Feminina de 2027. Nesta quarta-feira (24), o Governo da Bahia deu o pontapé inicial na contagem regressiva de 365 dias para o torneio, em um evento realizado no Dique do Tororó, em Salvador.
“Foi com muita alegria que conquistamos o direito de ser estado-sede da Copa do Mundo Feminina de 2027. Enquanto a seleção masculina está em campo, seguimos trabalhando intensamente, com diversas secretarias mobilizadas nesse processo”, destacou Vicente Neto, diretor-geral da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia.
O principal marco da celebração foi a instalação de uma placa simbólica que marca a contagem regressiva para a abertura da competição, posicionada ao lado do monumento em formato de berimbau. O espaço também passou por revitalização, ganhando as cores do Mundial, sem perder a homenagem a Moa do Katendê, referência da cultura popular baiana. A programação contou ainda com um receptivo especial com baianas, conectando o esporte à identidade cultural do estado.
A expectativa é de que a contagem regressiva impulsione a visibilidade da Bahia no cenário internacional, fortalecendo o turismo esportivo, aquecendo o comércio e atraindo novos investimentos. No aspecto social, a iniciativa também busca incentivar a prática do futebol feminino nas comunidades e ampliar o protagonismo das mulheres no esporte.
Atletas do futebol feminino baiano participaram da celebração, entre elas Iara Pereira, de 51 anos, jogadora e fundadora do time Remo, da Península de Itapagipe. A equipe acumula títulos no fut7 e em outras modalidades, reforçando a força do esporte feminino no estado.

